7 de abr. de 2013

Equipe do LICAnSat-1

Esta é a equipe responsável pelo LAICAnSat-1. Aproveite para saber um pouco mais sobre as pessoas envolvidas diretamente com o projeto.

Renato Borges

Renato Borges é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás, é mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Campinas e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Campinas e pela Universidade do Novo México. De Julho de 2009 a Fevereiro de 2011 fez pós-doutorado na Escola de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade de Campinas. Atualmente é professor assistente do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília e pesquisador em sistemas de controle no Laboratório de Automação e Robótica. Têm experiência em teoria de sistemas de controle, e trabalha com teoria de estabilidade de Lyapunov, análise de estabilidade de sistemas lineares e não-lineares, performance, desigualdades de matrizes lineares e estabilidade em tempo finito. É coorientador de 2 alunos de mestrado, trabalhando com determinação de atitude e controle de um microsatélite, em parceria com a Ucrânia, e está participando de um programa de colaboração internacional com o Japão, no contexto de monitoramento de queimadas por uma constelação de microsatélites. Foi indicado para compor o Comitê Aeroespacial da Universidade de Brasília e é o investigador principal (PI) do projeto LAICAnSat-1.

Chantal Cappelletti

Chantal Cappelletti tem focado suas atividades em projetos inovadores, demonstrando seu alto nível científico. Ela tem demonstrado um conhecimento profundo nas áreas de Engenharia Aeroespacial, Física Espacial, Mecânica e Biomedicina. Suas atividades envolvem detecção de detritos espaciais, design de microsatélites, manufatura, cooperação em órbita e experimentos biomédicos aeroespaciais.
Sua primeira atividade envolveu detecção de detritos espaciais, com medição e determinação de órbita, usando sistemas ópticos. Ela começou diversas colaborações com observatórios na Rússia, Estados Unidos e Europa. No campo de microsatélites, ela elaborou, construiu e operou o satélite universitário italiano EduSat, lançado em 2011, e o picosatélite UniCubeSat-GG, lançado em fevereiro de 2012. Ela é uma pessoa chave na comunidade de CubeSats e membro correspondente da International Academy of Astronautics (IAA). Chantal sempre demonstrou sua capacidade de liderança, demonstrando sua habilidade de envolver estudantes e pessoas novas em campos científicos. Ela começou vários projetos educacionais direcionados para o ensino médio e para universidades. Em 2011 ela incentivou muitas escolas italianas de ensino médio a construir o primeiro satélite pocket cube. Ela é a CEO da GAUSS Srl, project manager do UniSat-5 e UniSat-6 e está envolvida em diversos projetos de CubeSats e PocketSats ao redor do mundo. Recentemente ela foi contratada pela Universidade de Brasília, como professora adjunta do curso de Engenharia Aeroespacial. Chantal é co-investigadora do projeto LAICAnSat-1.

Simone Battistini

Simone Battistini nasceu em Roma, Itália em 1984. Possui graduação e mestrado em Engenharia de Sistemas de Controle e doutorado em Engenharia Aeroespacial, todos obtidos na Universidade Sapienza de Roma. Ele foi estudante visitante em 2012 no Departamento de Engenharia Aeroespacial da Technion - Instituto de Tecnologia de Israel.
Tem interesse em sistemas de controle aplicados a engenharia aeroespacial. Como membro do Grupo de Astrodinâmica da Universidade Sapienza (GAUSS) colaborou em dois projetos de satélites universitários (Edusat e Unicubesat-GG) e em outros projetos do setor aeroespacial. Simone é co-investigador do projeto LAICAnSat-1.
 
Manuel Barcelos

Manuel Barcelos é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília, possui mestrado pela Universidade de Brasília, tendo desenvolvido parte de seu trabalho na École Nationale Supérieure d'Art et Métiers Paris, e doutorado pela University of Colorado. Atualmente ele é professor associado da Universidade de Brasília, Campus Gama, e desde 2012 é chefe do Departamento de Engenharia Aeroespacial. Possui experiência em Engenharia Mecânica e Aeroespacial nos seguintes tópicos: Tubo de Choque, Diafragma, Metrologia Dinâmica, Calibração, Simulação Numérica, Equações de Euler, Transdutores de Pressão, Escoamento Compressível, Aeroelasticidade; Optimização; Turbulência; Volumes Finitos; Elementos Finitos; Geração de Malha processamento de dados e visualização gráfica; Design the veículos aéreos não tripulados; Engenharia de sistemas aeroespaciais, etc.

Pedro Nehme


Pedro Henrique Dória Nehme nasceu em Brasília em 1991. Em 2009 entrou para o curso de Engenharia Elétrica na Universidade de Brasília. No mesmo ano ingressou no Laboratório de Automação e Robótica (LARA), onde desenvolveu projetos na áerea de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT). Em 2011 foi selecionado para o Curso de Inverno em Tecnologias Espaciais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). No final desse mesmo ano ganhou uma bolsa do programa Ciência sem Fronteiras para estudar na Catholic University of America, em Washington,DC. Durante seu intercâmbio, estagiou no NASA Goddard Space Flight Center, em Greenbelt, MD, no projeto Balloon Experimental Twin Telescope for Infrared Interferometry (BETTII). Atualmente faz estágio na Agência Espacial Brasileira (AEB) e trabalha com o desenvolvimento de sistemas embarcados para o LAICAnSat-1.

Bárbara Sigilião

Bárbara Sigilião Costa nasceu em Brasília em 1986. Está cursando Engenharia Mecânica na
Universidade de Brasília com previsão de término para o final de 2013. Participou da
equipe de aerodesign Draco Volans da UnB no período de 2010 e 2011 e atualmente trabalha como estagiária da Agência Espacial Brasileira. Possui grande interesse na área de engenharia aeroespacial. Trabalha no projeto de concepção e construção de um CanSat com o objetivo de captação de dados meteorológicos durante sua operação. Bárbara é responsável pela análise mecânica do LAICAnSat-1.

Lui Habl

Lui Habl nasceu em Londres, Inglaterra, em 1991. Está cursando Engenharia Aeroespacial na Universidade de Brasília, com previsão de término para o ano de 2015. De 2010 a 2011, participou da equipe de pesquisa em Propulsão Híbrida da UnB, onde se desenvolve técnologia de foguetes usando parafina natural. Também no ano de 2011 trabalhou como estagiário na Agência Espacial Brasileira.
No ano de 2012 iniciou a participação em projetos de desenvolvimento na área de Propulsão Elétrica, principalmente relacionado aos PPTs (Pulsed Plasma Thrusters). Também neste ano iniciou o desenvolvimento de projetos relacionados ao estudo teórico de trajetórias espaciais utilizando baixa energia. Atualmente trabalha como estagiário na empresa binacional Alcântara Cyclone Space, no Departamento Comercial, onde ocorre o estudo e desenvolvimento das futuras missões espaciais do Veículo Lançador Cyclone-4. É responsável pelo desenvolvimento do sistema de comunicação para o LAICAnSat-1.

2 comentários:

  1. Olá gostaria de saber se quem cursa engenharia aeroespacial no Gama pode participar do projeto. Caso sim gostaria de saber se é mais fácil entrar nesse e outros projetos da UnB relacionados com o setor aeroespacial fazendo uma engenharia no Darcy Ribeiro, ou fazendo engenharia aeroespacial no Gama. Não sei se por ser um curso novo e ser distante do centro possa ter alguma relevância. Afinal o LARA e a base do GLONASS estão no Darcy.

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniel,

    sim, se você é aluno da UnB você pode participar de qualquer projeto. Não é uma questão de ser mais fácil ou mais difícil, não existe nenhum impedimento para que alunos do Campus Gama participem em projetos no Campus Darcy Ribeiro e nem o contrário. É uma questão de conversar com as pessoas envolvidas no projeto. No LICAnSat-1, por exemplo, existem pessoas dos 2 campi. O Campus Darcy Ribeiro, por ser mais antigo, possui laboratórios que possuem uma bagagem maior que o Campus do Gama, mas isso é uma questão de tempo. O que importa basicamente é ser interessado e mostrar empenho e dedicação.

    ResponderExcluir