7 de abr. de 2013

LICAnSat-1 e o setor aeroespacial brasileiro

O projeto LAICAnSat 1 nasceu da necessidade de desenvolver projetos na área de engenharia aeroespacial, devido à crescente demanda por profissionais da área, assim como inserir a Universidade de Brasília e as demais universidades brasileiras no pequeno grupo de universidades que desenvolvem projetos aeroespaciais. É de conhecimento público que o setor aeroespacial trás diversos benefícios para a sociedade como um todo, incentivando a criação de novas tecnologias, com impacto direto e indireto na vida de milhões pessoas. Entretanto este é um setor que depende de mão de obra extremamente qualificada e de uma indústria muito bem consolidada, disposta a fornecer os alicerces para o desenvolvimento desses projetos.
Nesse contexto, o LAICAnSat 1 pretende chamar a atenção da comunidade acadêmica para as atividades do setor aeroespacial. É fundamental que os estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e superior entendam a importância de uma indústria aeroespacial bem consolidada e os diversos benefícios que isso trás para toda a sociedade. O desenvolvimento dessa indústria está diretamente ligado a formação em massa de profissionais qualificados, o que torna muito grande a responsabilidade de escolas, universidades e cursos técnicos. Dessa forma, a Universidade de Brasília desenvolve alguns projetos na área de aeronáutica (Draco Volans) e propulsão de foguetes (Hybrid Team). Entretanto, nunca existiu um projeto que abordasse os desafios do desenvolvimento de um satélite. Assim, o LAICAnSat 1 vem preencher essa lacuna buscando fornecer subsídios para que outras universidades e escolas desenvolvam projetos parecidos.
Existem alguns sites de equipes estrangeiras que mostram o desenvolvimento de projetos semelhantes ao LAICAnSat 1, mas é importante que exista também um site em Português que mostre os desafios de desenvolver projetos desse tipo no Brasil. Muitas vezes as dificuldades para desenvolver certos projetos acabam tornando a execução inviável, mas além das pessoas envolvidas diretamente com o projeto, poucos ficam sabendo do real motivo pelo qual o mesmo foi "abandonado". Esse blog foi criado para que as atividades da equipe sejam acompanhadas de perto por qualquer brasileiro, por isso todas as postagens serão escritas em Português, apesar de vez ou outra aparecerem alguns termos técnicos em Inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário