8 de abr. de 2013

O projeto LAICAnSat-1

Esse post é dedicado a explicar brevemente o projeto. Posteriormente cada parte do projeto será explicada em posts dedicados. Fique a vontade para postar perguntas sobre o projeto, tentaremos responder assim que possível.

O LAICAnSat-1 é uma plataforma que foi concebida da união entre dois conhecidos projetos aeroespaciais: o CanSat e o balão atmosférico. Esses projetos conceito são muito utilizados na capacitação de pessoas nesse setor, pois, além de serem economicamente viáveis, exigem um conhecimento abrangente em diversas áreas como ciências atmosféricas, aerodinâmica, sistemas de controle, sistemas embarcados, programação, controle de temperatura e sistemas de comunicação. Entretanto, esses 2 projetos conceito tem características distintas (tempo de voo, resistência mecânica, arquitetura do sistema) que acabam incorporando uma ou outra característica de um sistema real de satélite, mas nunca incorporam importantes características ao mesmo tempo, como por exemplo carga térmica e resistência mecânica. A partir disso, foi elaborado o LAICAnSat-1, um CanSat que pode ser lançado tanto de um foguete, como de um balão atmosférico. É claro que dependendo do modo de lançamento a configuração geral do sistema muda, mas a idéia é tornar o sistema modular, fazendo com que essas alterações possam ser feitas rapidamente.

A equipe decidiu por projetar o sistema para ser lançado primeiro de um balão atmosférico, pelo fato de ser muito mais barato e mais completo, se comparado ao lançamento de um foguete. A idéia e lançá-lo usando um balão, inflado com hélio, de 1000 gramas (esse é o peso real do balão e não faz referencia ao peso da carga útil). Depois de mais ou menos 1h ou 2h o balão estourará, a aproximadamente 30km de altitude (100 mil pés), liberando a carga útil. A carga útil contém um parapente que se abrirá logo em seguida, reduzindo a velocidade de queda. Normalmente os projetos de balão atmosféricos utilizam um paraquedas em vez de um parapente, porém, o LAICAnSat-1 também será utilizado para sensoriamento remoto, pois uma câmera estará constantemente tirando fotos do solo. Dessa forma é desejável que tenhamos controle sobre a atitude da carga útil, o que será feito por 2 servomotores conectados ao parapente. Aproximadamente 1h depois o CanSat retornará ao solo, pousando em um local pré-definido, evitando os transtornos da "caçada" pela carga útil.

O LAICAnSat-1 tem formato cilíndrico, com dimensões de 130mm x 160mm, e o peso total não ultrapassa 1kg. Dessa forma podemos enquadrá-lo na classe Open Class nas competições de CanSat. O LAICAnSat-1 contém diversos sensores (pressão, temperatura, umidade, nível UV, sonar, câmera, central de medidas inerciais, GPS e sensores de temperatura local) que terão seus dados gravados em cartões microSD.

Conceito do LICAnSat-1

Como vocês podem ver esse é um projeto desafiador, e com uma bibliografia (especialmente na área de controle) muito restrita. Porém é uma plataforma que pode tornar o acesso ao "espaço" viável e menos problemático. Além disso, nessa área do conhecimento, a experiência é um fator chave para o sucesso. Então quanto mais projetos forem executados, maior o conhecimento acumulado e maior as chances de sucesso. Mas é claro que de nada adianta executar um projeto sem ter o conhecimento teórico necessário.

7 comentários:

  1. Boa Tarde,

    Meu nome é Pedro Almeida e sou engenheiro de controle formado pela UnB. Hoje atuo como gerente de projetos na área espacial e tento sempre que possível acompanhar os desenvolvimentos nessa área, em particular na UnB. Pretendo em breve passar em Brasília para fazer uma visita às equipes que hoje desenvolvem projetos na área espacial. Idealmente, pretendo tentar levar projetos de desenvolvimentos para colaborações no meio acadêmico. Já estamos com iniciativas na USP e espero conseguir futuramente parcerias com a UnB e outras universidades. De qualquer forma gostaria de um contato dentro do grupo para possíveis discussões futuras. Gostaria de saber também qual ou quais professores estão auxiliando o grupo.

    Atenciosamente,

    Pedro Almeida
    Gerente de Projetos
    Orbital Engenharia
    pedro@orbitalengenharia.com

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  2. Oi Pedro e demais membros da equipe.

    Gostaria de sugerir que vocês colocassem aqui em destaque que se trata de um projeto aberto. Essa medida, vai deixar claro para os leitores que se trata de um projeto que pode ser reutilizado, modificado e adaptado para outras necessidades e ideias.

    Vou deixar aqui como referência um trecho da apresentação do projeto da Copenhagen Suborbitals, um dos mais importantes, se não o mais importante na categoria de projetos abertos.

    "Copenhagen Suborbitals is a suborbital space endeavor, based entirely on private donators, sponsors and part time specialists

    Our mission is to launch human beings into space on privately build rockets and spacecrafts.

    The project is both open source and non-profit in order to inspire as many people as possible, and to envolve relevant partners and their expertise.".

    Att.

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  3. Opa!

    Por acaso (ou não), sou o autor da tradução do artigo sobre balão atmosférico na Wikipédia que você menciona no início desse artigo.

    Vou providenciar a tradução do artigo sobre CanSat para facilitar ainda mais. Assim que estiver pronto, aviso aqui.

    Grande Abraço.

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    1. Obrigado, Marcos! Esse é o tipo de coisa que ninguém gosta de fazer, mas ao mesmo tempo todos gostam de utilizar.

      Abraço.

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  4. Oi Pedro.

    O artigo sobre Cansats já foi traduzido para o Português, aqui: CanSat em Português

    Grande Abraço.

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